Recordar o ‘Ato de Integração’ de Timor-Leste, 1976

A 31 de maio de 1976, o Sporting Clube, em Díli, foi o local escolhido para a votação sobre a integração de Timor-Leste na República da Indonésia. O restaurante do Sporting foi recentemente concessionado César Gaio, que pretende organizar um evento no local todos os anos no aniversário do ‘Ato de Integração’. O evento deste ano será predominantemente um evento Zoom por causa da pandemia. O encontro está a ser organizado com o apoio da Dr. Helen Hill. 

Os oradores convidados incluem Hamish McDonald, que na época era jornalista e cobriu o evento; Domingos Oliviera, antigo Secretário-Geral da UDT e intérprete nessa reunião; Pedro Lebre, outro intérprete nessa reunião; David Webster, da Bishop’s University (Canadá) e coordenador do Timor International Solidarity Archive (TiSA); Hugo Fernandes, Diretor Executivo da Comissão Nacional Chega!; Maire Leadbeater, do movimento de solidariedade com Timor in Aotearoa Nova Zelândia; e Peter Job que irão abordar diversos aspetos do evento. A assistência será convidada a participar no debate.

No grupo LinkedIn da Timor-Leste Studies Association (Capítulo de Díli) foram colocados alguns documentos que contextualizam o evento e são úteis para o debate. Os documentos estão acessíveis a membros da LinkedIn aqui.  

O sítio da Internet History Beyond Borders gerido pela Bishop’s University e apoiado por diversas outras instituições canadianas também disponibilizou um conjunto de documentos interessantes sobre o ‘Ato de Integração’ de 1976 (aqui).  

(fonte: lista de distribuição da TLSA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s