CNC prossegue com identificação de locais históricos

No quadro da comemoração do 21º aniversário do Massacre de Suai (6 setembro 1999, ‘Setembro Negro’), Hugo Fernandes, Diretor Executivo da Comissão Nacional Chega! (CNC), referiu-se ao programa de identificação de locais históricos que a CNC tem em curso (ver notícia aqui).

Hugo Fernandes recordou que a CNC definiu quatro categorias de locais históricos: (1) locais onde ocorreram massacres; (2) locais usados como prisões e para interrogatórios; (3) locais onde se realizaram manifestações pelo direito à autodeterminação e independência; e (4) abrigos usados pela Resistência Armada. 

O Diretor Executivo do CNC informou estar concluída a identificação de locais históricos em seis municípios: Díli, Aileu, Ainaro, Ermera, Manatuto e Baucau, sendo que neste município o trabalho ainda não foi terminado por dificuldades em mobilizar a dotação orçamental prevista, devido ao surto de COVID-19. Em Díli, o trabalho está bastante avançado em relação a 21 locais.

O objetivo é construir pequenos monumentos que recordem os nomes das pessoas cujas vidas estiveram ligadas a esses locais e que, no futuro, serão usados para comemorar os acontecimentos que aí ocorreram. 

Hugo Fernandes referiu-se ainda a um pedido da Presidência da República Democrática de Timor Leste (RDTL) para o CNC conceber um memorial para o Palácio Nobre, em Lahane.

Em relação à categoria ‘abrigos da Resistência Armada’, Hugo Fernandes lembrou que a competência para a sua classificação como lugares de memória  é do Arquivo & Museu da Resistência Timorense (AMRT).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s