Centro Nacional Chega faz mapeamento de locais históricos e apoia biografias de líderes históricos

Aventino Ximenes, responsável pelo Arquivo do Centro Nacional Chega!, anunciou que o CNC concluiu o levantamento de locais históricos relacionados com a história recente de Timor-Leste em seis municípios – Dili, Aileu, Ermera, Ainaro, Manatuto e Baucau – embora o trabalho não pudesse ser finalizado neste último por causa do surto de COVID-19 (ver aqui). 

O levantamento foi realizado ao longo de três anos e o CNC colaborou com diversos parceiros que fizeram o trabalho de pesquisa. Em Dili, o CNC assinou um Memorando de Entendimento com a UNTL, que pesquisou quatro sucos  para o programa do CNC Komunidade Ida, Istória Ida (Uma Comunidade, Uma História) (ver aqui). Existem planos para alargar o programa aos outros cerca de 400 sucos de Timor-Leste. O CNC conta com a colaboração de estudantes nessa tarefa. 

Na mesma ocasião, Aventino Teixeira revelou que em 2018 o CNC trabalhou com o Padre Martinho Gusmão num livro acerca do pensamento de Nicolau Lobato. Estão em curso trabalhos de pesquisa para uma biografia de Francisco Xavier do Amaral, primeiro presidente de Timor-Leste.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s