SEACLN entrega documentos sobre Veteranos ao AMRT

Gil da Costa Monteiru ‘Oan Soru’, Secretário de Estado para os Assuntos dos Combatentes da Libertação Nacional, entregou recentemente ao Arquivo & Museu da Resistência Timorense (AMRT) documentação relativa ao processo de registo e verificação de Veteranos (notícia aqui).

Os documentos são relativos a processos analisados entre 2003 e 2009 e o seu depósito no AMRT dá cumprimento às disposições do art. 22 do Estatuto dos Combatentes da Libertação Nacional (Lei nº 3/2006, com alterações introduzidas pela Lei nº 9/2009 e a Lei nº 2/2011, ver aqui). Cabe ao Estado regulamentar o uso e acesso à informação agora transferida.

O Secretário de Estado explicou que ainda existem processos por verificar, mas que o trabalho foi interrompido em 2019 por causa da situação política, orçamental e depois a pandemia da COVID-19.

Na mesma ocasião, Antoninho Baptista Alves ‘Hamar’, Director do AMRT, realçou a importância da entrega dos documentos para a preservação da memória das testemunhas da luta de libertação nacional. E recordou o trabalho feito pelo AMRT desde 2002 de preservação, digitalização e disponibilização online de documentos.

Presentemente, o website do AMRT não está disponível e a documentação do AMRT apenas pode ser acedida através do portal Casa Comum criado pela Fundação Mário Soares.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s