Programa de rádio Tuba Rai Metin

Francisco Guterres ‘Lu Olo’, Presidente da RDTL, aproveitou a comemoração do Dia Nacional dos Veteranos para pedir ao Conselho dos Combatentes da Libertação Nacional que grave rapidamente as histórias dos combatentes. 

Lembrou os muitos que morreram durante a luta pela independência e afirmou que, de cada vez que um combatente morre, é uma parte da história colectiva de Timor-Leste que se perde.

É uma sugestão louvável e que merece a elaboração de um projecto de história oral pelas instituições arquivísticas e pelos investigadores que se dedicam à história contemporânea de Timor-Leste.

Enquanto tal não sucede, existe um vasto repositório de gravações áudio que está por explorar. Trata-se de um conjunto de 154 programas e entrevistas difundidos pelo programa de rádio Tuba Rai Metin, uma expressão em tétum que significa ‘manter-se firme, resistir’. 

Foi esse o nome escolhido para um programa emitido pela Radio UNTAET em 2002 que recolheu histórias de leste-timorenses entre 1975 e 1999. Matthew Abud, um dos seus produtores, escreveu sobre a origem do programa aqui.  

As gravações foram entregues pela USAid ao AMRT e a outras instituições e estão disponíveis na plataforma Casa Comum, desenvolvida pela Fundação Mário Soares
Foram preparados resumos em português e tétum para a maioria dos 154 ficheiros a partir das notas dos autores do programa. A Casa dos Timores acrescentou-lhes traduções em inglês (ver aqui)

(Imagem: USAID Timor-Leste Country Development Cooperation Strategy (CDCS) 2013-2018)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s